Judocas de Itapevi participam de cerimônia de graduação esportiva PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 14 de Dezembro de 2010 12:04

 

Em cerimônia realizada na quadra do CEMEB Dona Floriza Nunes de Camargo, na manhã de quinta-feira (9), 280 alunos do curso de Judô mantido pela Prefeitura de Itapevi ascenderam a uma nova graduação no esporte. A graduação foi marcada pela troca oficial de faixas dos atletas, acompanhada por autoridades municipais e da Liga de Judô Paulista.
Presente à abertura do evento, o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa destacou a importância do esporte. “Como na famosa cartilha de alfabetização, judô significa ‘caminho suave’, que apoia a formação moral e intelectual de nossas crianças, fazendo com que elas se tornem seres humanos mais dignos e respeitosos e, dessa forma, transformar o mundo”, disse.
De acordo com o professor do núcleo de judô do Jardim Rainha, Carlos Alberto dos Santos, a cerimônia simboliza para os alunos a passagem para um nível superior de conhecimento da arte marcial. Na ocasião, o professor foi homenageado pela Câmara Municipal, na pessoa do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), com a entrega da comenda esportiva Ayrton Senna – maior honraria esportiva do município, concedida a pessoas que se destacam no esporte.
O vereador destacou os bons serviços prestados pelo profissional e pela equipe do CIESI (Centro de Iniciação Esportiva e Social de Itapevi), responsável pelos cursos desportivos oferecidos na cidade. “Quando iniciamos nosso trabalho, em 2005, vimos a garra e competência desses profissionais e decidimos que o projeto CIESI deveria ser reestruturado, tendo início, meio e fim. Estamos no meio deste importante trabalho e queremos ver nossos jovens esportistas tornando-se profissionais qualificados e pessoas de bem”, afirmou Prof. Paulinho.
Além das novas faixas, que representam a passagem de nível de conhecimento, os atletas também receberam um diploma assinado pelas autoridades da Prefeitura e pelo presidente da Liga de Judô Paulista, Manoel Espiridão, que ressaltou o apoio dado pela administração municipal no desenvolvimento do esporte.
“A LJP se sente honrada em juntar forças com a Prefeitura de Itapevi para formar e disciplinar jovens itapevienses, por meio do CIESI. Nossa liga é filiada à Liga Nacional e à União Panamericana de Judô. Os diplomas que vocês conquistaram hoje têm validade no mundo inteiro, pois são fornecidos por profissionais qualificados, como os professores itapevienses”, comentou.
Espiridão destacou ainda que em 2011, no Rio de Janeiro (RJ), será criada uma entidade de nível mundial para o esporte, reunindo federações nacionais e internacionais, rivalizando com a Federação Internacional de Judô (FIJ). “Com a criação desta entidade, será disputado o primeiro mundial do esporte, ao qual poderão disputar os atletas de Itapevi. Além disso, judocas itapevienses de 13 a 14 anos também poderão participar da seletiva para o campeonato panamericano, que será realizado em 2011, em Belo Horizonte (MG)”, disse.
O vice-prefeito Jaci Tadeu reafirmou o compromisso da administração municipal no desenvolvimento do judô na cidade. “Como viemos fazendo nos últimos anos, vamos continuar a investir no judô, oferecendo infraestrutura para a participação de jovens de Itapevi na seletiva para o panamericano. Além disso, vamos abrir seis novos núcleos de judô nos bairros da cidade, com a aquisição de 400 m² de tatames adquiridos pela administração municipal, dobrando o número de alunos”, disse. Jaci ainda destacou que Itapevi receberá uma etapa do Campeonato Paulista de Judô, em maio de 2011, e o 6.º Festival Municipal de Judô, em outubro.
Acompanhou a solenidade o coordenador do CIESI, prof. Daniel Moraes de Oliveira, a diretora do CEMEB Tancredo Neves e a vice-diretora do CEMEB Floriza Nunes de Camargo, Patrícia Helena Peci.